• (19) 3824-1435 - 3924-9224 - 3924-9222
  • Piscinas de Ter a Dom das 9h até 15h.
  • Banhos e Massagens de Ter a Dom das 7h até 12:30.
Balneário Municipal e Consciência Ambiental

Há mais de 20 anos que o SAAE vem realizando o aproveitamento da água do córrego, cuja nascente está localizada atrás da Biblioteca Municipal, para abastecimento do lago da Praça Adhemar de Barros e bombeamento à estação para tratamento.

As águas sobressalientes do Balneário, águas das fontes e piscinas, são captadas e direcionadas à estação para tratamento por sistema de gravidade. Já as águas usadas nos banhos e banheiros são descartadas juntamente ao esgoto, seguindo as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

É sabido que a vazão aproximada das nascentes do Balneário como um todo é de 28.000l/h e o aproveitamento da água residual das fontes pelo SAAE é de aproximadamente 14.000l/h, ou seja, metade. Sendo assim, o Balneário usa em seus serviços (banhos, piscinas, banheiros e limpeza), metade de toda a vazão das nascentes.

Para um melhor esclarecimento à população faz-se saber que a água que corre pelo bosque é direcionada (em parte) ao lago da praça central devido ao alto grau de impurezas (folhas, areia, detergentes e etc), para que ocorra uma sedimentação prévia afim de que o bombeamento para a estação seja de um água menos barrenta e com menor contaminação de material orgânico dissolvido nas águas.

É importante salientar que a devida preservação da flora regional diminui a falta de água e a conscientização da população quanto à importância de se evitar a poluição do meio ambiente causada por despejo de lixo em ruas e logradouros públicos auxilia na qualidade da água

Fotos
© 2018 Balneário Municipal de Águas de Lindoia. Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por Frequência