• (19) 3824-1435 - 3924-9224 - 3924-9222
  • Piscinas de Ter a Dom das 9h até 15h.
  • Banhos e Massagens de Ter a Dom das 7h até 12:30.
VI Thermal Meeting discutiu e propôs ações para o termalismo na área da saúde

No último final de semana, dias 21 e 22 de março, Águas de Lindóia sediou o VI Thermal Meeting, primeiro evento internacional de termalismo no município. O encontro foi realizado no Hotel Panorama e contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas.

No sábado, aconteceu a abertura oficial com apresentação do Coral Veredas e uma dança dos alunos da Escola Dr. Francisco Tozzi. Em seguida foi realizado o minicurso “Introdução ao Termalismo Social/ Crenoterapia”. Já no domingo, profissionais brasileiros e latino-americanos abordaram suas experiências com o termalismo na área da saúde.

No evento os principais temas discutidos foram Termalismo Integral no Brasil e no mundo com ênfase a saúde, bem estar, beleza e lazer além do Termalismo nas áreas de dermatologia, doenças respiratórias, doenças crônico-degenerativas e fisioterapia termal.

Na ocasião também foram apresentadas experiências e projetos relacionados ao termalismo que vem sendo desenvolvidos em outras cidades, como por exemplo, em Caldas Novas – GO, Guarapari- ES e Itaipulândia – PR. O Termalismo Social realizado em Águas de Lindóia, Termas de Íbirá, Águas de São Pedro, Estância de Peruíbe no Estado de São Paulo, Poços de Caldas e Cambuquira em Minas Gerais também ganhou destaque no evento.

Ao longo do encontro os palestrantes discutiram as chamadas PNPIC-SUS- Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS/ DAB/MS, aprovação da Lei Municipal das PICs/ participação das PICs/Termalismo Social na 15° Conferencia Municipal de Saúde. Transdisciplinaridade, Salutogenese, Espiritualidade da Água pelo Grupo Amigos da Água e Reunião da OMTh (Organização Mundial de Termalismo), ALATh (Associação Latino Americana de Termalismo), SBT (Sociedade Brasileira de Termalismo) também foram assuntos colocados em pauta.

Entre as ações propostas, as principais foram o desenvolvimento do termalismo de forma sustentável e cientifica em parceria com as Universidades; Capacitação de profissionais nos diversos segmentos – Linguagem termal, Estabelecer novas parcerias públicas e privadas, a exemplo da parceria com a BIOLEVE com o projeto Águas Quentes e Azuis em andamento no município lindoiense além de resgatar a cultura da água, bem como usufruir dos benefícios das águas minerais em suas varias aplicações como: Banhos, uso hidropínico com suas diferentes indicações e protocolos.

No entanto a definição considerada mais importante entre os participantes foi a necessidade do Termalismo considerado como ciência fazendo parte das medicinas complementares utilizando os RNTs.- Recursos Naturais Terapeuticos na Salutogenese (promoção da saúde).

Segundo o diretor do Balneário de Águas de Lindóia, Dagnaldo de Araújo Silva o evento superou as expectativas e surpreendeu não só pelo alto nível dos palestrantes e participantes nacionais e internacionais e da comunidade, mas também pela troca de experiência que acrescentou conhecimentos.

“Este evento tem grande importância para reafirmar Águas de Lindóia como a Capital Termal do Brasil, resgatando sua identidade que é o termalismo, fortalecendo o já reconhecido valor de suas águas e aplicações para a comunidade e para o mundo, alavancando o turismo de eventos nas áreas de termalismo, saúde, bem-estar e lazer incrementando assim a economia do município”, finalizou Dagnaldo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

Fotos
© 2018 Balneário Municipal de Águas de Lindoia. Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por Frequência